Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 

Câmara Municipal  GETULINA

"Representantes do povo, trabalhando para o povo"

Câmara aprova requerimento solicitando a implantação do Programa “Emprega Getulina”

          A Câmara de Getulina aprovou na sessão do dia 13 de abril, o requerimento nº 24/2020, de autoria do vereador Luciano Basílio, solicitando do Poder Executivo a implantação do Programa "Emprega Getulina", com o objetivo de oferecer um serviço de intermediação entre empregadores e candidatos, através de uma Plataforma Digital. A preocupação dos parlamentares em relação a empregabilidade dos cidadãos é constante e as manifestações de apoio aos empregadores e de solidariedade aos trabalhadores são alvo de diversas reivindicações apresentadas em plenário.

            Dessa vez, o texto menciona o sistema de procura de emprego que se modificou com o advento da internet, pois as empresas que recebiam os currículos físicos, agora só o recebem através de envio digital. Segundo a justificativa, é necessária uma atualização do sistema de oferta e procura de empregos, ainda mais para municípios de pequeno porte onde as vagas são raras e os cidadãos precisam procurar trabalho em outras cidades da região.

            O modelo base do requerimento foi embasado no Programa Emprega Brasil que é um aplicativo do Ministério do Trabalho, o qual visa aproximar as políticas públicas de emprego à sociedade brasileira, por meio da web, modernizando serviços e proporcionando agilidade, independência e transparência na execução das ações de emprego. Desse modo, o trabalhador é inscrito simultaneamente nas ações de intermediação de mão de obra e qualificação profissional, podendo, inclusive, ser encaminhado às vagas de emprego disponíveis no sistema e/ou em cursos profissionalizantes.

           Segundo o aplicativo, ao acessar o Portal Mais Emprego pela web, o trabalhador poderá realizar as seguintes ações: inscrever-se no Sistema Público de Emprego e atualizar seus dados pessoais e profissionais; obter informações sobre o benefício Abono Salarial; consultar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO); imprimir currículo; verificar vagas de emprego próximas ao seu local de moradia ou em qualquer região do país e se auto encaminhar aos processos seletivos de emprego.

       Desse modo, a plataforma digital serve de instrumento de execução da política pública de emprego que possibilita ao trabalhador ampliar suas possibilidades em obter novo emprego e de ser reconduzido mais rapidamente para o mercado de trabalho. O requerimento foi encaminhado ao Poder Executivo para que o Prefeito municipal analise os procedimentos legais e orçamentários para poder sancioná-lo.

 

Mauro de Sousa Ribeiro

CNPJ 24.209.452/0001-46

Data: 17-04-2020 11:10:19